segunda-feira, 10 de março de 2008

Capítulo 3: Benefícios aos patrocinadores e cotas de patrocínio

Os benefícios oferecidos aos patrocinadores devem estar relacionados a um ou mais dos três objetivos principais possíveis do evento: exposição da marca, relacionamento e venda. A seguir são apresentadas as possibilidades e regras necessárias para se garantir uma adequada oferta de benefícios aos patrocinadores. São discutidos exemplos de benefícios que podem ser oferecidos para a geração de exposição da marca: divulgação na mídia, assessoria de imprensa, peças de divulgação, merchandising, patrocínio do translado e patrocínio do keinote speaker. A palestra durante o evento é extremamente atrativa para possíveis patrocinadores do evento; nesse caso, à empresa patrocinadora é permitida a apresentação de seus produtos e serviços, a um número expressivo de participantes, ainda pode ser oferecido estande ou espaço exclusivo para os patrocinadores. As ações sociais e de entretenimento, podem ser descritas por: atividades esportivas; almoços, jantares, coffee breaks ou coquetéis; salas de relaxamento ou beleza, shows, cursos de aperfeiçoamento pessoal sala de internet.
As ações pós-evento devem ter início antes do evento, continuar durante sua execução e se perpetuar após seu término. Algumas idéias de ações pós-eventos que podem ser oferecidas aos patrocinadores são: RSVP, contato pré-evento, mailing dos patrocinadores, envio de material, pós-evento e administração do mailing e das ações.
Para se ter uma estimativa dos custos, é necessário arrolar as principais atividades e fazer um levantamento dos gastos previstos para elas. Para calcular o valor do evento é preciso se passar pela fase 1: de baixa concorrência, fase 2: de alta concorrência e fase 3: de busca pela vantagem competitiva. Se o evento for a única e suficiente opção na percepção do patrocinador e o promotor provar sua diferenciação também nos serviços, no atendimento e na sua imagem, o preço será uma questão exclusiva de quanto ele pretende ter de margem. Ao patrocinador interessado caberá alocar, criar ou deslocar verba de outras áreas para garantir sua participação no projeto que acredita ser de extremo valor ao seu negócio e sem similares no mercado.

Um comentário:

Cidadão Cão disse...

Que beleza! Já fizeram, heim. Agoram prestem atenção para os próximos posts:

Atenção para os próximos posts:

1. Resumo do capítulo 3;

2. Definição de missão, justificativa, objetivos e programa (este, ainda que sem todas as definições) para os dois eventos: a palestra "A experiência no exterior para profissionais de Turismo" e para o evento com temética de culinária que vocês estão criando.

Todas estas postagens devem estar disponíveis até o dia 25 de março, impreterivelmente, quando serão avaliadas.

Um abraço e um feriado bem alegre e cheio de fé.